Saiba como resolver alguns dos problemas hormonais masculinos

Os problemas hormonais masculinos podem ocasionar diversas alterações no organismo do homem. Essas alterações relacionadas a hormônios não estão ligadas apenas a baixa produção dessas substâncias, mas também ao excesso.

Nas mulheres essas variações se manifestam de forma mais evidente durante a menopausa. Porém, no caso dos homens, elas dificilmente aparecem em uma faixa etária específica.

Isso porque, apesar de existir a andropausa, as variações na quantidade de hormônios relacionados com a idade e a fase reprodutiva ocorrem de forma menos intensa nos homens, quando comparado às mulheres.

A principal queixa de problemas hormonais masculinos está ligada ao hormônio testosterona. A queda desse hormônio em diferentes fases da vida tem consequências variadas para cada faixa etária.

Na fase da puberdade, por exemplo, esse é um dos hormônios que atua proporcionando crescimento de pelos e engrossamento da voz, por exemplo. Tanto nesse período, quanto na fase adulta, a testosterona influencia a libido e o desempenho sexual, de um modo geral.

Por isso, problemas hormonais masculinos relacionados à testosterona preocupam tanto os homens.

Mas afinal, como identificar a relação entre alguns sintomas e problemas hormonais?

É normal que a produção de testosterona diminua ao longo do tempo nos homens. Essa diminuição em geral é lenta e gradual, de maneira que os sintomas e problemas hormonais não são tão perceptíveis nesse caso.

O aparecimento da relação de alguns sintomas e problemas hormonais aparece quando essa queda é mais brusca. Com isso, algumas manifestações começam a aparecer, tais como:

  • Queda da libido
  • Humor depressivo
  • Perda de massa muscular 

Alguns outros sinais um pouco menos comuns, mas que ainda podem aparecem são:

  • Perda óssea 
  • Piora dos níveis de glicose
  • Disfunção erétil 

Entretanto, mesmo que haja uma relação entre esses sintomas e problemas hormonais, é preciso fazer exames para confirmar se, de fato, eles estão ligados à queda da testosterona.

Como tratar os sintomas e problemas hormonais?

O tratamento irá variar de sintoma para sintoma. Apesar de a testosterona ser a principal preocupação dos homens, existem diversas outras alterações hormonais que podem levar a ocorrência de complicações. Essas variações podem causar doenças como:

  • Hipertireoidismo
  • Hipotireoidismo
  • Baixa estatura em crianças
  • Diabetes
  • Distúrbios da puberdade e da função reprodutiva

Em geral, a reposição hormonal é o mais recomendado. Entretanto, o excesso de hormônios pode oferecer mais riscos do que benefícios à saúde, como no caso da testosterona. 

O uso de anabolizantes é um exemplo. Uma vez que a maioria deles é composta por testosterona, o consumo dessas substâncias pode ser extremamente prejudicial, quando administrados de forma autônoma e sem prescrição.

No caso da reposição hormonal, ela é realizada em pacientes que possuem produção de testosterona abaixo do limite mínimo. Para evitar riscos à saúde, é necessário que esse tratamento seja indicado e acompanhado por um médico especializado. 

Na Hominem Clinic Campinas você pode procurar ajuda para solucionar seus problemas relacionados a problemas hormonais masculinos. Você irá contar com profissionais capacitados e especializados para atender suas demandas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

O que é tratamento TRT, como funciona e quando deve-se fazer?

Conheça mais sobre as principais indicações do tratamento TRT e quais os seus benefícios para a saúde masculina O tratamento TRT ou Terapia de Reposição de Testosterona é uma intervenção utilizada, atualmente, para tratar e até mesmo reverter os sinais e sintomas...

Quais os riscos dos suplementos de reposição hormonal masculina?

Entenda mais sobre o uso de suplementos de reposição hormonal masculina e quais os riscos associados a essa situação O uso de suplementos de reposição hormonal masculina tem se popularizado muito nos últimos anos, em especial entre os jovens adultos que desejam...

Quando é necessário fazer reposição hormonal masculina?

Descubra o que é a reposição hormonal masculina e em quais casos esse tratamento pode ser indicado A reposição hormonal masculina é um tema ainda pouco conhecido e discutido pela população leiga, em especial os homens. São vários os fatores que contribuem para esse...

Mito ou verdade: Diabetes causa impotência? Isso é comum?

Saiba mais sobre a disfunção erétil e entenda porquê a diabetes causa impotência em alguns casos! As disfunções sexuais, como a disfunção erétil, são questões que trazem muitas inseguranças e muitas dúvidas para os homens que sofrem com esses problemas. Um exemplo...

Disfunção erétil em jovens: por que isso acontece e como tratar?

Entenda quais são as possíveis causas da disfunção erétil em jovens e descubra a importância do tratamento precoce A disfunção erétil em jovens é um problema de saúde masculina responsável por causar impactos tanto na vida sexual quanto na vida cotidiana. Isso porque...

Próstata aumentada causa impotência? Saiba mais sobre o tema!

Entenda mais sobre esse assunto e descubra se a próstata aumentada causa impotência É muito comum surgir a dúvida se a próstata aumentada causa impotência e qual é a relação entre esses dois problemas. Isso porque ambos podem afetar de forma significativa a saúde do...

Por que procurar uma clínica especializada em disfunção erétil?

Entenda mais sobre a importância e as vantagens de procurar pelo atendimento em uma clínica especializada em disfunção erétil Você sabe qual a importância de procurar uma clínica especializada em disfunção erétil? Apesar de todo o tabu que existe em relação aos...

Alimentos para saúde do homem: 5 dicas para te deixar mais disposto!

Conheça alguns alimentos para saúde do homem e como eles podem ajudar no dia-a-dia Alimentos para saúde do homem: você sabe quais são? A alimentação se relaciona com a qualidade de vida dos indivíduos, sendo um dos principais fatores que pode aumentar ou reduzir a...

Agende uma consulta

Open chat