Quando é necessário fazer reposição hormonal masculina?

Descubra o que é a reposição hormonal masculina e em quais casos esse tratamento pode ser indicado

A reposição hormonal masculina é um tema ainda pouco conhecido e discutido pela população leiga, em especial os homens. São vários os fatores que contribuem para esse fato, sendo o principal deles a baixa procura por auxílio médico qualificado, mesmo em casos de sintomas.

Os hormônios masculinos, em especial a testosterona, desempenham diversas funções importantes para o bom funcionamento do corpo, ações essas que não se restringem apenas às questões sexuais e de libido.

O problema é que, com o envelhecimento, as taxas hormonais vão se alterando e reduzindo progressivamente, caracterizando o quadro de andropausa. Dessa forma, a terapia de reposição hormonal masculina pode ser indicada.

Conheça mais sobre a andropausa e descubra as principais indicações para a reposição hormonal masculina.

Andropausa: o que é?

A andropausa se assemelha muito ao climatério (menopausa) feminino. O que acontece nessa fase é uma queda nos níveis de testosterona no corpo. Por causa disso, considerando todas as funções que essa substância executa, alguns sintomas característicos podem ser observados.

Porém, vale ressaltar que, apesar de existirem certas similaridades, ao contrário do que ocorre com as mulheres, a queda hormonal nos homens acontece de forma mais lenta e progressiva a partir dos 30 ou 40 anos.

Os principais sintomas da andropausa que podem indicar a necessidade de reposição hormonal masculina são:

  • Baixa libido;
  • Queda de cabelos e pelos;
  • Cansaço excessivo.
  • Disfunção erétil e outros problemas sexuais;
  • Dificuldade de concentração;
  • Aumento do acúmulo de gordura, em especial na região abdominal;
  • Insônia, entre outros.

Geralmente, esses sinais e sintomas surgem quando os níveis de testosterona estão abaixo de 230 ng/dL, devendo servir de alerta para a possibilidade de o paciente estar passando pela andropausa.

É importante destacar também que os sinais e sintomas nem sempre são sentidos por todos os homens, sendo que a queda da testosterona pode acontecer quase que de forma imperceptível. Nesses casos, a reposição hormonal masculina não precisa ser utilizada.

Como a reposição hormonal masculina pode auxiliar?

A reposição hormonal masculina surgiu como uma alternativa de corrigir os efeitos causados pela redução das taxas de testosterona no organismo. Dessa forma, o principal objetivo dessa terapia é possibilitar um envelhecimento mais saudável e mais tranquilo, sem os efeitos negativos da andropausa.

Dessa forma, algumas vantagens que esse tratamento pode oferecer são:

  • Manutenção ou aumento da libido;
  • Ganho de massa muscular e perda de percentual de gordura;
  • Aumento da densidade óssea;
  • Melhor desempenho sexual, principalmente nos casos de impotência;
  • Melhora da qualidade do sono, etc.

Todo homem pode fazer esse tratamento?

A reposição hormonal masculina é uma opção terapêutica que deve ser indicada por um médico andrologista ou urologista de acordo com o quadro clínico apresentado pelo paciente. O primeiro passo é se consultar com um especialista assim que os sintomas forem observados.

Através de exames de sangue, é possível medir os níveis de testosterona e avaliar a necessidade de utilizar essa terapia. Porém, uma importante contraindicação para esse tratamento são os pacientes com suspeita ou diagnóstico de câncer de próstata ou mama, pois pode agravar o quadro.

Como é feita a reposição hormonal masculina?

A principal forma de realizar a reposição hormonal masculina é através da injeção de testosterona, que é aplicada a cada 3 meses. Porém, existem outras opções como a utilização diária de adesivos na pele ou o uso de gel.

A escolha da forma de administração dessa terapia será feita com base na indicação médica e com base nas demandas do paciente ou especificidades do quadro clínico.

Quer saber mais sobre a reposição hormonal masculina? Marque uma consulta na Hominem Clinic Campinas e entenda como esse tratamento pode ser importante para sua saúde.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

O que é tratamento TRT, como funciona e quando deve-se fazer?

Conheça mais sobre as principais indicações do tratamento TRT e quais os seus benefícios para a saúde masculina O tratamento TRT ou Terapia de Reposição de Testosterona é uma intervenção utilizada, atualmente, para tratar e até mesmo reverter os sinais e sintomas...

Quais os riscos dos suplementos de reposição hormonal masculina?

Entenda mais sobre o uso de suplementos de reposição hormonal masculina e quais os riscos associados a essa situação O uso de suplementos de reposição hormonal masculina tem se popularizado muito nos últimos anos, em especial entre os jovens adultos que desejam...

Mito ou verdade: Diabetes causa impotência? Isso é comum?

Saiba mais sobre a disfunção erétil e entenda porquê a diabetes causa impotência em alguns casos! As disfunções sexuais, como a disfunção erétil, são questões que trazem muitas inseguranças e muitas dúvidas para os homens que sofrem com esses problemas. Um exemplo...

Disfunção erétil em jovens: por que isso acontece e como tratar?

Entenda quais são as possíveis causas da disfunção erétil em jovens e descubra a importância do tratamento precoce A disfunção erétil em jovens é um problema de saúde masculina responsável por causar impactos tanto na vida sexual quanto na vida cotidiana. Isso porque...

Próstata aumentada causa impotência? Saiba mais sobre o tema!

Entenda mais sobre esse assunto e descubra se a próstata aumentada causa impotência É muito comum surgir a dúvida se a próstata aumentada causa impotência e qual é a relação entre esses dois problemas. Isso porque ambos podem afetar de forma significativa a saúde do...

Por que procurar uma clínica especializada em disfunção erétil?

Entenda mais sobre a importância e as vantagens de procurar pelo atendimento em uma clínica especializada em disfunção erétil Você sabe qual a importância de procurar uma clínica especializada em disfunção erétil? Apesar de todo o tabu que existe em relação aos...

Alimentos para saúde do homem: 5 dicas para te deixar mais disposto!

Conheça alguns alimentos para saúde do homem e como eles podem ajudar no dia-a-dia Alimentos para saúde do homem: você sabe quais são? A alimentação se relaciona com a qualidade de vida dos indivíduos, sendo um dos principais fatores que pode aumentar ou reduzir a...

Covid causa impotência? Será que essa pode ser uma das sequelas?

Entenda como os efeitos do Covid-19 (Sars-CoV-2) podem afetar a saúde sexual masculina Além da preocupação com a infecção pelo Covid-19 e suas complicações, outro fator vem sendo tema de estudos científicos em todo mundo: as possíveis sequelas causadas pela doença. Um...

Agende uma consulta

Open chat