Próstata aumentada causa impotência? Saiba mais sobre o tema!

Entenda mais sobre esse assunto e descubra se a próstata aumentada causa impotência

É muito comum surgir a dúvida se a próstata aumentada causa impotência e qual é a relação entre esses dois problemas. Isso porque ambos podem afetar de forma significativa a saúde do homem, trazendo preocupações e inseguranças.

Por isso, hoje vamos te explicar qual a relação entre esses assuntos e esclarecer se de fato a próstata aumentada causa impotência.

Hiperplasia Prostática Benigna: o que é?

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é o nome técnico que se dá para a próstata aumentada. Essa condição ocorre devido a uma maior proliferação das células dessa glândula, cursando com o aumento do seu volume e do tamanho.

Por estar logo abaixo da bexiga, a glândula prostática, quando aumentada, pode comprimir a uretra e dificultar a passagem da urina nesse canal, sendo considerada, portanto, um problema urinário.

As causas para esse problema ainda não são bem definidas, mas estudos indicam uma forte relação com fatores hormonais e também com a idade, sendo que frequência da hiperplasia prostática aumenta com o aumento da idade, em especial nos homens acima dos 50 anos.

E é também nessa faixa etária que se concentra grande parte dos casos de disfunção erétil, o que nos faz pensar se a HPB causa impotência ou não.

Sintomas da próstata aumentada

Alguns sintomas podem surgir nos casos de hiperplasia prostática, sendo os principais:

  • Redução do jato de urina;
  • Dificuldade ou incapacidade de urinar;
  • Incapacidade de segurar a urina (incontinência urinária);
  • Dor ou desconforto ao urinar;
  • Sensação de estar sempre com a bexiga cheia;
  • Necessidade de fazer esforço para iniciar o jato urinário, etc.

Mesmo sendo bastante comum pensar que a próstata aumentada pode afetar a saúde sexual e ser causa da impotência, isso não é muito frequente.

Hiperplasia prostática benigna significa câncer?

Apesar de ser um receio de muitas pessoas, é importante ressaltar que a hiperplasia prostática benigna, como o próprio nome já sugere, não significa câncer prostático.

No entanto, o aumento prostático por si só pode sim ser um sinal da presença de câncer nessa glândula. Por isso, caso você apresente algum sintoma que indique a hiperplasia da próstata, é importante se consultar com um urologista para que seja feita uma avaliação mais criteriosa.

Além de avaliar o seu caso, o médico poderá conversar e te explicar melhor sobre essa condição, além de tirar dúvidas frequentes, por exemplo, se próstata aumentada causa impotência.

Afinal, próstata aumentada causa impotência?

A pergunta que não quer calar: “Próstata aumentada causa impotência?”. Depois de entender um pouco melhor sobre a hiperplasia prostática benigna, é importante entender se existe relação entre esse problema e a disfunção erétil.

Apesar de ambas serem condições que afetam o sistema reprodutor masculino, não existe associação causal direta entre a próstata aumentada e impotência, não sendo possível dizer que o aumento da glândula causa a incapacidade de ter ereção.

O motivo disso é bem simples: as duas situações ocorrem por mecanismos diferentes. A glândula prostática tem um papel importante no processo de formar o líquido que sai na ejaculação, porém ela não participa da ereção.

Ou seja, não é correto dizer que a próstata aumentada causa impotência!

No entanto, é importante alertar que a disfunção erétil pode sim ser uma consequência dos quadros mais avançados de hiperplasia prostática. Isso acontece porque nesses casos mais graves, o aumento da glândula pode ser tão acentuado que causa a compressão de nervos que participam do processo da ereção.

Além disso, as questões psicológicas podem ter um papel nessa associação entre os problemas. O motivo disso é que a próstata aumentada é uma condição que pode gerar inseguranças no homem, trazendo mais tensão para o momento do sexo e podendo ser causa de impotência.

Agende uma consulta na Hominem Clinic Campinas e tire as dúvidas que ficaram sobre a pergunta: “próstata aumentada causa impotência?”.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

O que é tratamento TRT, como funciona e quando deve-se fazer?

Conheça mais sobre as principais indicações do tratamento TRT e quais os seus benefícios para a saúde masculina O tratamento TRT ou Terapia de Reposição de Testosterona é uma intervenção utilizada, atualmente, para tratar e até mesmo reverter os sinais e sintomas...

Quais os riscos dos suplementos de reposição hormonal masculina?

Entenda mais sobre o uso de suplementos de reposição hormonal masculina e quais os riscos associados a essa situação O uso de suplementos de reposição hormonal masculina tem se popularizado muito nos últimos anos, em especial entre os jovens adultos que desejam...

Quando é necessário fazer reposição hormonal masculina?

Descubra o que é a reposição hormonal masculina e em quais casos esse tratamento pode ser indicado A reposição hormonal masculina é um tema ainda pouco conhecido e discutido pela população leiga, em especial os homens. São vários os fatores que contribuem para esse...

Mito ou verdade: Diabetes causa impotência? Isso é comum?

Saiba mais sobre a disfunção erétil e entenda porquê a diabetes causa impotência em alguns casos! As disfunções sexuais, como a disfunção erétil, são questões que trazem muitas inseguranças e muitas dúvidas para os homens que sofrem com esses problemas. Um exemplo...

Disfunção erétil em jovens: por que isso acontece e como tratar?

Entenda quais são as possíveis causas da disfunção erétil em jovens e descubra a importância do tratamento precoce A disfunção erétil em jovens é um problema de saúde masculina responsável por causar impactos tanto na vida sexual quanto na vida cotidiana. Isso porque...

Por que procurar uma clínica especializada em disfunção erétil?

Entenda mais sobre a importância e as vantagens de procurar pelo atendimento em uma clínica especializada em disfunção erétil Você sabe qual a importância de procurar uma clínica especializada em disfunção erétil? Apesar de todo o tabu que existe em relação aos...

Alimentos para saúde do homem: 5 dicas para te deixar mais disposto!

Conheça alguns alimentos para saúde do homem e como eles podem ajudar no dia-a-dia Alimentos para saúde do homem: você sabe quais são? A alimentação se relaciona com a qualidade de vida dos indivíduos, sendo um dos principais fatores que pode aumentar ou reduzir a...

Covid causa impotência? Será que essa pode ser uma das sequelas?

Entenda como os efeitos do Covid-19 (Sars-CoV-2) podem afetar a saúde sexual masculina Além da preocupação com a infecção pelo Covid-19 e suas complicações, outro fator vem sendo tema de estudos científicos em todo mundo: as possíveis sequelas causadas pela doença. Um...

Agende uma consulta

Open chat