Ereção parcial: como avaliar e o que fazer nesses casos?

A ereção parcial ou incompleta é aquela em que o homem não consegue alcançar uma rigidez satisfatória do pênis, tendo dificuldade para mantê-lo ereto. Essa situação é motivo de bastante incômodo para alguns homens.

Isso porque, nos casos em que há dificuldade em conseguir a rigidez peniana, a relação sexual pode não ser prazerosa para o casal. Por isso, a ereção parcial pode afetar muito a qualidade de vida e de saúde mental dos homens que sofrem com esse problema.

Chamada também de “meia bomba”, essa incapacidade de alcançar e manter o pênis ereto, geralmente, é logo associada à disfunção erétil. Porém, existe uma diferença entre esses termos que demanda uma atenção especial.

Por isso, é importante avaliar e identificar as possíveis causas que possam estar relacionadas a essa situação.

Disfunção erétil x Ereção parcial

Apesar de grande parte das pessoas associarem a ereção parcial à disfunção erétil (DE), é importante salientar que elas são diferentes.

O motivo disso é que, para que a disfunção erétil seja diagnosticada, é preciso que os episódios de ereção parcial ou ainda a falta completa da rigidez peniana sejam situações frequentes e que perduram por mais de 3 meses.

Ou seja, nem sempre um caso isolado de “meia bomba” significa que o homem possui disfunção erétil. Porém, as ereções incompletas podem ser um sinal de alerta para alguns problemas de saúde física, mental e, principalmente, sexual.

A diferenciação entre esses dois diagnósticos é feita avaliando critérios específicos, como a duração, a recorrência, as possíveis causas, além da presença de outros sinais e sintomas associados.

Para avaliar de forma correta a ereção parcial, é essencial buscar auxílio médico qualificado. Isso você encontra na Hominem Clinic Campinas.

É importante ressaltar também que a dificuldade para deixar o pênis ereto é sim um sinal da DE, que pode ser causada por diversas causas, como:

  • Preocupações excessivas e estresse;
  • Consumo excessivo de álcool e tabaco;
  • Transtornos mentais, como depressão e ansiedade;
  • Uso de alguns tipos de medicamentos;
  • Alterações hormonais e baixa libido;
  • Sobrepeso e obesidade;
  • Doenças crônicas, como hipertensão e diabetes;
  • Idade

O que fazer em casos de ereção parcial?

Por ser um problema que afeta a vida sexual de forma, em especial nos casos recorrentes, a ereção parcial deve ser tratada o quanto antes. O tratamento e intervenções precoces são essenciais para evitar a progressão e piora do quadro.

O primeiro passo para tentar acabar com a “meia bomba” é mudar os hábitos de vida. A prática de atividade física, manter o peso adequado, controlar o nível de glicose e colesterol, bem como evitar o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco, são atitudes que reduzem consideravelmente as chances da ereção parcial.

Além disso, tentar controlar o estresse e a ansiedade é essencial tanto para melhorar sua saúde mental, quanto para diminuir os problemas sexuais.

Mas, e quando a ereção parcial está frequente e piorando?

Quando a dificuldade de deixar o pênis rígido ocorre muitas vezes e têm trazido prejuízos consideráveis para sua relação, buscar auxílio médico é ainda mais essencial.

Um especialista será capaz de avaliar o caso e descobrir quais podem ser as causas dos problemas para alcançar a satisfação no ato sexual.

A partir do diagnóstico correto e do rastreio das causas, é possível iniciar o tratamento mais adequado, com o uso de medicamentos, por exemplo.

Na Hominem Clinic Campinas, seus problemas sexuais têm solução! Agende sua consulta e recupere sua vida sexual.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Quais os riscos dos suplementos de reposição hormonal masculina?

Entenda mais sobre o uso de suplementos de reposição hormonal masculina e quais os riscos associados a essa situação O uso de suplementos de reposição hormonal masculina tem se popularizado muito nos últimos anos, em especial entre os jovens adultos que desejam...

Quando é necessário fazer reposição hormonal masculina?

Descubra o que é a reposição hormonal masculina e em quais casos esse tratamento pode ser indicado A reposição hormonal masculina é um tema ainda pouco conhecido e discutido pela população leiga, em especial os homens. São vários os fatores que contribuem para esse...

Mito ou verdade: Diabetes causa impotência? Isso é comum?

Saiba mais sobre a disfunção erétil e entenda porquê a diabetes causa impotência em alguns casos! As disfunções sexuais, como a disfunção erétil, são questões que trazem muitas inseguranças e muitas dúvidas para os homens que sofrem com esses problemas. Um exemplo...

Disfunção erétil em jovens: por que isso acontece e como tratar?

Entenda quais são as possíveis causas da disfunção erétil em jovens e descubra a importância do tratamento precoce A disfunção erétil em jovens é um problema de saúde masculina responsável por causar impactos tanto na vida sexual quanto na vida cotidiana. Isso porque...

Próstata aumentada causa impotência? Saiba mais sobre o tema!

Entenda mais sobre esse assunto e descubra se a próstata aumentada causa impotência É muito comum surgir a dúvida se a próstata aumentada causa impotência e qual é a relação entre esses dois problemas. Isso porque ambos podem afetar de forma significativa a saúde do...

Por que procurar uma clínica especializada em disfunção erétil?

Entenda mais sobre a importância e as vantagens de procurar pelo atendimento em uma clínica especializada em disfunção erétil Você sabe qual a importância de procurar uma clínica especializada em disfunção erétil? Apesar de todo o tabu que existe em relação aos...

Alimentos para saúde do homem: 5 dicas para te deixar mais disposto!

Conheça alguns alimentos para saúde do homem e como eles podem ajudar no dia-a-dia Alimentos para saúde do homem: você sabe quais são? A alimentação se relaciona com a qualidade de vida dos indivíduos, sendo um dos principais fatores que pode aumentar ou reduzir a...

Covid causa impotência? Será que essa pode ser uma das sequelas?

Entenda como os efeitos do Covid-19 (Sars-CoV-2) podem afetar a saúde sexual masculina Além da preocupação com a infecção pelo Covid-19 e suas complicações, outro fator vem sendo tema de estudos científicos em todo mundo: as possíveis sequelas causadas pela doença. Um...

Agende uma consulta

Open chat