Entenda o que é a Andropausa e saiba como identificá-la

A Andropausa masculina é algo que acontece com a maioria dos homens, mas em geral não é percebida. Isso porque, diferente das mulheres, em que ocorre uma queda brusca dos hormônios, nos homens essa queda é muito mais lenta.

Assim, os sinais e sintomas, em geral, não são muito percebidos. Entretanto, existem algumas exceções. 

Alguns homens acabam passando por uma queda mais acentuada desses hormônios, de maneira que as manifestações no corpo ficam mais evidentes.

Por isso, é importante saber o que é a andropausa, quais os seus sinais e sintomas e se é possível tratá-la.

O que é a andropausa?

A andropausa provoca diminuição na produção hormonal dos homens, em geral a partir dos 30 anos, principalmente da testosterona. 

A testosterona está relacionada com diversas funções do corpo, entre elas a regulação da libido. Dessa forma, com a diminuição desse hormônio essas funções são alteradas, podendo ocorrer, por exemplo, uma queda na libido.

Quais os sinais e sintomas da andropausa?

Por ocorrer de forma lenta e gradual, em geral, esse quadro não possui tantos sinais e sintomas evidentes. 

Entretanto, há algumas exceções! Para alguns homens a andropausa é um problema, uma vez que pode ocorrer de forma intensa.

Os sinais e sintomas podem ser bem diversos e não são tão característicos como os da menopausa na mulher. Alguns sintomas relacionados a diminuição da testosterona são:

  • Redução da libido;
  • Disfunção erétil;
  • Alterações do humor;
  • Aumento do percentual de gordura corporal;
  • Diminuição da massa e da força muscular;

Todos esses sinais e sintomas podem trazer muito desconforto para os homens que estão passando por essa fase. Por isso, procurar um auxílio médico para solucionar essa situação é essencial.

A andropausa tem cura?

Apesar de não ter cura, já que o corpo não volta a produzir testosterona com o tempo, há tratamento.

Como na andropausa há baixa testosterona, uma das possíveis intervenções é a reposição hormonal, com a suplementação desse hormônio.

Entretanto, procurar um médico especialista é muito importante, antes de iniciar o tratamento. Isso porque, em casos de bruscas quedas hormonais, a andropausa pode não ser a única causa dessa situação. Por exemplo, um tumor na hipófise também pode levar a essa redução, sendo essencial o diagnóstico diferencial.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito a partir da medição da quantidade de testosterona circulante. Os valores de referência variam de 300 ng/dl a 1000 ng/dl, dessa forma valores inferiores a 300 ng/dl podem indicar andropausa.

Entretanto, um único exame não é confirmatório, uma vez que os níveis de testosterona variam muito ao longo do dia. Em geral, as quantidades são mais expressivas pela manhã e menores ao longo do dia.

O ideal é que o exame seja repetido em média de duas a três vezes, durante a manhã e em jejum.

Onde fazer o tratamento?

Mesmo com a confirmação da queda hormonal, ainda é preciso verificar as causas dessa diminuição, para confirmar se está de fato relacionada à andropausa.

Para isso, você precisa de profissionais capacitados e especializados. Na Hominem Clinic Campinas, você encontra tudo que precisa para realizar o diagnóstico e o tratamento dos seus sintomas. 

Contando com profissionais especializados, seu acompanhamento será personalizado e o tratamento irá oferecer maior chance de um bom resultado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

O que é tratamento TRT, como funciona e quando deve-se fazer?

Conheça mais sobre as principais indicações do tratamento TRT e quais os seus benefícios para a saúde masculina O tratamento TRT ou Terapia de Reposição de Testosterona é uma intervenção utilizada, atualmente, para tratar e até mesmo reverter os sinais e sintomas...

Quais os riscos dos suplementos de reposição hormonal masculina?

Entenda mais sobre o uso de suplementos de reposição hormonal masculina e quais os riscos associados a essa situação O uso de suplementos de reposição hormonal masculina tem se popularizado muito nos últimos anos, em especial entre os jovens adultos que desejam...

Quando é necessário fazer reposição hormonal masculina?

Descubra o que é a reposição hormonal masculina e em quais casos esse tratamento pode ser indicado A reposição hormonal masculina é um tema ainda pouco conhecido e discutido pela população leiga, em especial os homens. São vários os fatores que contribuem para esse...

Mito ou verdade: Diabetes causa impotência? Isso é comum?

Saiba mais sobre a disfunção erétil e entenda porquê a diabetes causa impotência em alguns casos! As disfunções sexuais, como a disfunção erétil, são questões que trazem muitas inseguranças e muitas dúvidas para os homens que sofrem com esses problemas. Um exemplo...

Disfunção erétil em jovens: por que isso acontece e como tratar?

Entenda quais são as possíveis causas da disfunção erétil em jovens e descubra a importância do tratamento precoce A disfunção erétil em jovens é um problema de saúde masculina responsável por causar impactos tanto na vida sexual quanto na vida cotidiana. Isso porque...

Próstata aumentada causa impotência? Saiba mais sobre o tema!

Entenda mais sobre esse assunto e descubra se a próstata aumentada causa impotência É muito comum surgir a dúvida se a próstata aumentada causa impotência e qual é a relação entre esses dois problemas. Isso porque ambos podem afetar de forma significativa a saúde do...

Por que procurar uma clínica especializada em disfunção erétil?

Entenda mais sobre a importância e as vantagens de procurar pelo atendimento em uma clínica especializada em disfunção erétil Você sabe qual a importância de procurar uma clínica especializada em disfunção erétil? Apesar de todo o tabu que existe em relação aos...

Alimentos para saúde do homem: 5 dicas para te deixar mais disposto!

Conheça alguns alimentos para saúde do homem e como eles podem ajudar no dia-a-dia Alimentos para saúde do homem: você sabe quais são? A alimentação se relaciona com a qualidade de vida dos indivíduos, sendo um dos principais fatores que pode aumentar ou reduzir a...

Agende uma consulta

Open chat